Bem Vindo!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Subsídio Litúrgico


V DOMINGO DO TEMPO COMUM –ANO B - 05/02/2012

“Louvai a Deus porque Ele é bom e conforta os corações!
Celebrar a Eucaristia à luz do sofrimento do povo: esse é o desafio que a liturgia deste domingo apresenta. O sofrimento é humano e faz parte da vida e nunca aos olhos do verdadeiro cristão deve ser visto como um castigo divino. É com sentimento de esperança, confiança e fé nos momentos de dores, que a Igreja convida os celebrantes a adorar “Deus Criador”, contemplando e reconhecendo silenciosamente a bondade divina em Cristo, que assume com paixão as dores da humanidade e manifesta misericórdia a homens e mulheres. "Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim" (Evangelho). — Passando nas comunidades fazendo o bem, Jesus é servo dos pequenos, doentes e sofredores e com seu exemplo, ensina a todos de boa vontade como agir, tomar os doentes pela mão e ajudá-los a se levantar (Evangelho).  Assim também, com gestos e ações (1ª leitura), Jó evidência a realidade sofrida do ser humano e reconhece a sabedoria do Criador, e não fecha os olhos para a grandeza de Deus; “porque Ele é bom e conforta os corações” (Salmo). “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!” (2ª leitura). Tarefa confiada a todos os discípulos e discípulas, e que não confere títulos de glória e nem privilégios.  

Sugestões práticas:

Ornamentação: um arranjo de cactus florido é um forte símbolo que expressa dor e sofrimento, mas que em Cristo alcança um sentido de vida que floresce.

Liturgia da Palavra: onde for possível; terminada a homilia, toma-se um vaso com algum tipo de óleo medicinal e os ministros se colocam em pontos diferentes da Igreja, e as pessoas que desejarem se aproximam para a unção. Canto: “Eu vim para que todos tenham vida...”.  

Preces: elevar ao Pai súplicas na intenção dos irmãos e irmãs que sofrem e de quem vive diariamente em contato com a dor e o sofrimento.

Ofertório: convidar representantes da pastoral da saúde ou agentes comunitários da área da saúde para participar. 

Obs: dia 11 de fevereiro celebraremos o dia do enfermo.

Assessoria Litúrgica da Forania de Ponte Nova.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Subsídio Litúrgico - IV Domingo do Tempo Comum - 29/01/2012



“Eu sei quem tu és: Tu és o Santo de Deus”.

A 1ª leitura de hoje nos dá o sentido condutor para a leitura do trecho evangélico deste domingo: Moises diz que o Senhor fará surgir do meio do povo um profeta como ele, a quem devemos escutar. “O que queres de nós, viestes para nos destruir? Eu sei quem tu és: Tu és o Santo de Deus”. Jesus é aquele que veio destruiu o mal, a pessoa escolhida e enviada pelo Pai para libertar as pessoas. A Galiléia, lugar dos marginalizados, vai descobrindo que chegou para ela a Boa Noticia do Reino de Deus que é vida para o que dela foram privados. Ele é o Messias libertador que, com a sua vida, sua Palavra, gestos e ações, vem propor ao ser humano um projeto de liberdade e de vida em abundancia. No evangelho, vemos Jesus entrar na sinagoga de Cafarnaum, em um sábado, praticar a caridade e ensinar com a autoridade de quem vive para Deus e segundo Deus, de acordo com a Lei do amor ao próximo, como nos diz a Oração do Dia de hoje: “Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo coração, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade”. O salmo 94 nos convida a ouvir a “voz do Senhor”, voz que nos fala não só nas Escrituras, mas também os acontecimentos da vida. Como estamos procurando ouvir “a voz do Senhor” em nossa vida? E quanto a nos fazer mais livres, mais disponíveis para servir a Deus e à Igreja, como nos recorda hoje a 2ª leitura? Em uma época em que se buscam cada vez mais o ter, aqueles que escolhem caminhar sob o horizonte do Evangelho podem causar estranheza. É preciso lembrar que grandes profetas e uma infinidade de discípulos e discípulas ao longo da historia, no seguimento de Jesus, abriram mão, livremente, de seus interesses pessoais por amor de algo ainda maior: O Reino de Deus.

SUGESTÕES PRÁTICAS
►No lugar do Ato Penitencial, a aspersão recordará a vocação régia, sacerdotal e profética de todo povo de Deus. Ex.de monição: Irmãos e irmãs, pelo batismo, Deus nos tomou para si e fez de nós um povo sacerdotal, real e profético. Recordemos esse santo dia!
►Oração Eucarística VI-C, “Jesus, caminho para o Pai”, ajudará a clarear a conexão entre mesa da Palavra e mesa da Eucaristia.

                                                                                      Assessoria Litúrgica da Forania de Ponte Nova.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SUBSÍDIO DE FORMAÇÃO PARA EQUIPES DE LITURGIA E PARA LEITORES E LEITORAS


Prezados párocos, administradores paroquiais, coordenadores paroquiais de Liturgia e membros do ministério de leitores.

Saudações em Cristo!

Após quase 50 anos do Concílio Vaticano II e, consequentemente, da promulgação da Sacrosanctum Concilium e da Dei Verbum, constatamos em nossas comunidades muitos sinais da vivacidade e eficácia da Palavra de Deus, ação constante do Espírito Santo no seio da Igreja.   Tudo isso, nos incentiva a continuarmos o trabalho de formação litúrgica em nossas comunidades.
Considerando que o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), para o ano de 2012, no eixo da formação apresenta a comunidade de fé centrada na Palavra e, posteriormente, a comunidade eucarística, geradora de comunhão, vamos implementar, para este ano de 2012 a formação litúrgica no eixo da Palavra, acolhendo as contribuições da Dei Verbum e, posteriormente, em 2013, trabalharemos a temática eucarística, apresentando as contribuições da Sacrosanctum Concilium, por ocasião dos seus 50 anos de promulgação.
Sendo assim, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, oferecerá às paróquias um subsídio litúrgico, a partir de fevereiro, com o título: “A Palavra de Deus na Liturgia” – Vol. 1, o qual tem como objetivo oferecer sólida formação sobre a Liturgia da Palavra e formar e aperfeiçoar atuais e futuros leitores, de tal maneira que, ouvindo uma leitura bíblica bem proclamada e um Salmo bem recitado ou cantado, o povo de Deus possa sentir e experimentar Deus se comunicando com a assembléia.
Os destinatários deste material são as equipes de liturgia paroquiais, bem como todas as pessoas que, nas igrejas, exercem o ministério de leitor ou salmista, e também para as pessoas que se encaminham para assumir este ministério em sua comunidade.
            Este primeiro volume é composto de 6 capítulos que podem ser estudados mensalmente, na reunião paroquial de liturgia, bem como nas comunidades e também  nas reuniões mensais onde já existe o ministério da Palavra ou se pretende criá-lo. No segundo semestre o volume 2 será lançado, completando as reflexões sobre a Liturgia da Palavra. Serão tratados no primeiro volume: noções sobre a Liturgia da Igreja; a compreensão da Revelação de Deus, que passa pela Escritura Sagrada; o sentido teológico-litúrgico da proclamação da Palavra de Deus na Liturgia; orientações litúrgicas relacionadas à liturgia da Palavra e orientações para proclamar bem a Palavra (postura do corpo, impostação de voz, dicção, espiritualidade, uso do microfone etc.).
Tal subsídio enriquecerá as reuniões paroquiais de liturgia e estabelecerá uma unidade no trabalho de formação.  Os temas estudados neste subsídio serão trabalhados também nos encontros regionais e arquidiocesano.
O valor do livro será aproximadamente R$ 2,00. Solicitamos que sua paróquia faça um levantamento de quantos subsídios serão necessários. Favor entrar em contato com os responsáveis da dimensão litúrgica de sua região, via secretaria regional de pastoral, até 13 de janeiro. São responsáveis pelas regiões: leste: Maria Antônia Rosa; oeste: Tereza Cristina Leal; centro: Diác. Werques; norte: Raquel Cardoso; sul: Marcos.  Será impresso na Gráfica e Editora Dom Viçoso apenas o número exato de livros pedidos. Desde já contamos com sua participação e apoio para esse projeto.



Pe. Geraldo Dias Buziani
Coordenador Arquidiocesano de Liturgia