Bem Vindo!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

MISSA DO XXII DOMINGO TC – 28/08/2011

Renunciar a si mesmo, tomar a cruz... para encontrar a vida!

Jesus, o Messias Servo, mediante o anúncio da paixão, revela aos discípulos que deverá ir a Jerusalém e sofrer a morte na cruz para ser fiel a Deus e a seu povo. Sua morte é inevitável pois suas ações provocaram a rejeição, sobretudo dos dirigentes. Ele, porém, não teme, pois ela será vencida pela ressurreição gloriosa. Pedro não compreende o projeto do Pai, por isso não aceita a paixão. Jesus o repreende: “ Afasta-te, fique longe de mim,” e pede a ele que se coloque em seu lugar de discípulo para segui-lo, caminhando em suas pegadas e não, para embaraçar-lhe os passos. Jeremias ( 1a leit) não gostou do caminho de perseguição,  sofrimentos que seu ministério profético lhe impôs, mas, se deixa seduzir pelo Senhor  e a força da palavra de Deus o sustenta  na difícil missão de denunciar a opressão e violência. Paulo (2ª leit.) propõe uma prática de vida conforme a vontade de Deus e exorta os cristãos  a fazer de sua vida “um sacrifício vivo” O salmista se expande em versos de alegria, ao experimentar o quanto é bom entregar-se ao Senhor e se deixar conduzir por sua mão. A liturgia de hoje é um convite a assumir a cruz de Jesus,  numa entrega total à vontade do Pai.  A Palavra proclamada,  o pão e o vinho partilhados nos fortalecem para que façamos em nossa vida os passos do Senhor, numa “oferenda perfeita”.

Sugestões práticas:

- Símbolo a ser valorizado: CRUZ.
- Entrada solene da cruz processional, precedida de incenso. No lugar onde for colocada, um belo arranjo com espinhos e flores revelando a dupla dimensão da cruz: morte e ressurreição. A seus pés um incensário, alimentado com grãos, durante o glória e o santo
- O sinal da cruz poderá ser cantado, lembrando, mais uma vez, que não tem sentido convidar a assembléia para invocar a Ssma. Trindade  pois, não somos nós que convocamos Deus, mas, é Ele quem nos chama para tomar parte no seu mistério. Cuidar para não  acrescentar palavras ou expressões que esvaziam e empobrecem o sinal da cruz, tão simples e pleno de significado.
-Saudação cordial e carinhosa aos catequistas e servidores da comunidade, pelo seu dia, lembrando deles também nas preces. Amanhã, dia 29: dia internacional de combate ao fumo.
- Antes da 1a  leitura cabe bem o refrão: “Que arda como brasa...”
- Profissão de fé: com as mãos estendidas para a cruz. Colocar grãos de incenso no braseiro.
-Envio especial aos catequistas e também toda a comunidade à missão de anunciar o Evangelho, boa-nova de vida e esperança.

                                                                                                   Equipe: Forania de Ponte Nova
                                                                                                        Região Mariana Leste 
                                                                            

ANO DA FÉ

Amantes da Liturgia da Forania de Ponte Nova Região Mariana Leste, se fizeram presentes na Livraria da Editora Paulinas, para Palestra assessorada pelo Dom João Justino, Bispo auxiliar de BH, sobre o Ano da Fé: convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor. “É possível cruzar a PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma... Lembrei a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidencia sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo... Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos (cf. Jo 6,51)... Crer em Jesus Cristo é o caminho para poder chegar definitivamente à salvação... À luz de tudo isto, decidi proclamar um Ano da Fé. Este terá início a 11 de outubro de 2012, no cinqüentenário da abertura do Concilio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013. Em 11 de outubro, completar-se-ão  também 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica(Bento XVI).


                                                                   Maria Antonia
                                                       Coordenadora Reginal Mariana Leste

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

COMISSÃO REGIONAL DE LITURGIA
REGIÃO MARIANA NORTE

 Caro  padre/ Ou Coordenador (a) leigo (a) da pastoral litúrgica

Saudações em Cristo;

            Tendo em vista nosso desejo de proporcionar às comunidades maior contato orante com a Palavra de Deus, comunicamos através desta que, no dia 18 de agosto teremos o encontro de formação litúrgica, seguindo o Projeto Arquidiocesano de Liturgia. Neste encontro, que terá início às 9h e término às 15h, vamos tratar sobre o OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES. Poderão ser enviados 4 membros de sua paróquia.  Tais membros podem ser da equipe litúrgica e/ou aqueles que presidem celebrações, bem como integrantes do ministério de música da comunidade, ou pessoas que queiram conhecer mais sobre o Ofício Divino. O encontro será no Centro de pastoral, em Mariana.

            Aproveitamos também para incentivar sua paróquia a adquirir o livro com as orações e salmos do Ofício Divino das Comunidades do Tempo Comum, que já está disponível no regional.

Desde já agradecemos a participação de sua paróquia.
Pe. Geraldo Dias Buziani
Coordenador Regional de Liturgia