Bem Vindo!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NOVO SUBSÍDIO: A PALAVRA DE DEUS NA LITURGIA II


 
Considerando que o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), que, para o ano de 2012, no eixo da formação apresenta a comunidade de fé centrada na Palavra e, posteriormente, a comunidade eucarística, geradora de comunhão, a Comissão litúrgica trabalhou neste ano de 2012 a formação no eixo da Palavra, acolhendo as contribuições da Dei Verbum.  

            Nesse sentido, concluindo os trabalhos da Comissão de Liturgia neste ano de 2012, ela faz chegar às paróquias, em sintonia com as orientações do CAP, o segundo volume da coleção: Celebrando o Cristo na vida do povo – A Palavra de Deus na Liturgia. Com isso implementa-se o trabalho de formação em vista do aperfeiçoamento ou criação de um corpo ministerial competente, especialmente no anúncio da Palavra na Liturgia.
Os destinatários deste material são as equipes de liturgia paroquiais, bem como todas as pessoas que, nas igrejas, exercem o ministério de leitor ou salmista, e também para as pessoas que se encaminham para assumir este ministério em sua comunidade.

     Este segundo volume é composto de 6 capítulos que podem ser estudados mensalmente, na reunião paroquial de liturgia, bem como nas comunidades e também  nas reuniões mensais onde já existe o ministério da Palavra ou se pretende criá-lo. Cada paróquia tem a liberdade de utilizá-lo da melhor forma.

Tendo o formato do mesmo volume anterior, com 70 páginas, o volume 2 trabalha os seguintes temas:

 Apresentação:
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Celebração da Palavra por ministros leigos:
Pe. Geraldo Dias Buziani
Ritualidade da proclamação da Palavra de Deus na Celebração litúrgica:
Pe. Luiz Claudio Vieira
A homilia: Palavra de Deus refletida e partilhada em comunidade:
Mons. Celso Murilo
A Oração universal ou dos fiéis: Palavra que se torna prece:
Pe. Geovane Luis da Silva
Ofício divino das Comunidades:
Vânia Lúcia dos Santos
Ministérios: o que são e para que servem?

No ano seguinte, trabalharemos a temática da comunidade eucarística, geradora de comunhão e servidora do povo de Deus, apresentando as contribuições da Sacrosanctum Concilium, por ocasião dos seus 50 anos de promulgação e em continuidade com a formação para o Ministério da Palavra.

Solicitamos às paróquias interessadas em adquirir o subsídio que entrem em contato com a secretária regional, até 15 de novembro. Será impresso na Gráfica e Editora Dom Viçoso apenas o número exato de livros pedidos. Desde já contamos com a participação do todos nesse projeto.

                                            Comissão Arquidiocesana de Liturgia