MISSA DO XXII DOMINGO TC – 28/08/2011
Renunciar a si mesmo, tomar a cruz... para encontrar a vida!
Jesus, o Messias Servo, mediante o anúncio da paixão, revela aos discípulos que deverá ir a Jerusalém e sofrer a morte na cruz para ser fiel a Deus e a seu povo. Sua morte é inevitável pois suas ações provocaram a rejeição, sobretudo dos dirigentes. Ele, porém, não teme, pois ela será vencida pela ressurreição gloriosa. Pedro não compreende o projeto do Pai, por isso não aceita a paixão. Jesus o repreende: “ Afasta-te, fique longe de mim,” e pede a ele que se coloque em seu lugar de discípulo para segui-lo, caminhando em suas pegadas e não, para embaraçar-lhe os passos. Jeremias ( 1a leit) não gostou do caminho de perseguição, sofrimentos que seu ministério profético lhe impôs, mas, se deixa seduzir pelo Senhor e a força da palavra de Deus o sustenta na difícil missão de denunciar a opressão e violência. Paulo (2ª leit.) propõe uma prática de vida conforme a vontade de Deus e exorta os cristãos a fazer de sua vida “um sacrifício vivo” O salmista se expande em versos de alegria, ao experimentar o quanto é bom entregar-se ao Senhor e se deixar conduzir por sua mão. A liturgia de hoje é um convite a assumir a cruz de Jesus, numa entrega total à vontade do Pai. A Palavra proclamada, o pão e o vinho partilhados nos fortalecem para que façamos em nossa vida os passos do Senhor, numa “oferenda perfeita”.
Sugestões práticas:
- Símbolo a ser valorizado: CRUZ.
- Entrada solene da cruz processional, precedida de incenso. No lugar onde for colocada, um belo arranjo com espinhos e flores revelando a dupla dimensão da cruz: morte e ressurreição. A seus pés um incensário, alimentado com grãos, durante o glória e o santo
- O sinal da cruz poderá ser cantado, lembrando, mais uma vez, que não tem sentido convidar a assembléia para invocar a Ssma. Trindade pois, não somos nós que convocamos Deus, mas, é Ele quem nos chama para tomar parte no seu mistério. Cuidar para não acrescentar palavras ou expressões que esvaziam e empobrecem o sinal da cruz, tão simples e pleno de significado.
-Saudação cordial e carinhosa aos catequistas e servidores da comunidade, pelo seu dia, lembrando deles também nas preces. Amanhã, dia 29: dia internacional de combate ao fumo.
- Antes da 1a leitura cabe bem o refrão: “Que arda como brasa...”
- Profissão de fé: com as mãos estendidas para a cruz. Colocar grãos de incenso no braseiro.
-Envio especial aos catequistas e também toda a comunidade à missão de anunciar o Evangelho, boa-nova de vida e esperança.
Região Mariana Leste