Bem Vindo!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Subsidio Litúrgico IV Domingo do Advento


“Permaneça firme na fé!”

A celebração desse Domingo é como um ponto de chegada que ilumina a celebração do Natal com a luz da fé; ensina-nos que fé é atitude, é decisão, é acolhimento do projeto divino. As leituras evidenciam essa fé como acolhimento de quem se compromete, em termos de Aliança, com o projeto divino (1ª leit/Evang).  Isso está evidente na distinção entre o projeto de Davi e o projeto divino (1ª leit). Davi tinha um projeto pessoal de colocar Deus num templo (1ª leit). Deus lhe faz saber que é ele, Deus, quem construirá um templo. O acolhimento do projeto divino é ainda mais evidente em Maria, a Mãe de Jesus. Mesmo consagrando sua vida a Deus, Maria, também tinha seu projeto de casar com José. Mas, Deus lhe propõe outro projeto, de ser a Mãe de seu Filho e ela, pela fé, acolhe o projeto divino, fazendo-se serva, servidora de Deus (Evang). Paulo faz uma leitura teológica da fé como confiança através da obediência (2ª leit). Obedecer, significa “ouvir”, “acolher a orientação de alguém”; por isso, obediência só é obediência enquanto ato livre, traduzido em acolhimento e confiança. A fé é impulso para peregrinar, para se desinstalar de seguranças, provocando o sair de si para buscar Deus e colocando-se a serviço do projeto divino. Sem fé não se pode celebrar o Natal. 


SUGESTÕES PRÁTICAS

► Continuar seguindo as orientações de sobriedade deste tempo litúrgico
► Rito de acendimento da vela. Preparar a manjedoura com um suporte dentro da mesma para segurar a vela acesa. Jovem recita o texto. Concluída a recitação, canta-se a canção: Salve Maria, enquanto entra a mulher grávida levando a manjedoura, acompanhada de seu marido, vão até a coroa e acendem a 4ª vela.
Jovem: Um dia, no Antigo Testamento, há milhares de anos de nossos dias, o Rei Davi quis construir um grande templo para Deus. Ele que morava num palácio de cedro não se conformava que Deus habitasse numa simples tenda de nômades. Mas, Deus não aceitou aquela proposta de Davi e, em vez de um grande templo, escolheu morar no seio de uma mulher grávida. È assim que a luz divina brilhou entre nós: o seio da Virgem Maria se fez casa de Deus e sua luz brilhou numa manjedoura simples e pobre.
► Lembramos que embora neste domingo a figura de Maria, a Mãe do Senhor, seja marcante, o enfoque da celebração da Igreja é sempre cristocêntrico.
Resposta da prece cantada: “Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus!” ou
convidar a assembleia para cantar, em dialogo com o coro ou solista, a Litania do Advento; Informar que, no Domingo em que a Igreja recorda o “ventre que deu flor”, reconhecendo-a como ícone da Igreja, nós também recordaremos aqueles e aquelas que fizeram a voz do Verbo ressoar, que se tornaram “cumprimento” da Palavra de Deus mediante sua vida e trabalho. A litania é cantada normalmente. Quando chegar á expressão final: “Entre nós... Dentro de nós...”, repete-se três ou quatro vezes. Em seguida, a equipe estende a melodia com um vocalize em “u”. Enquanto isso, faz-se a leitura dos nomes daqueles e daquelas que foram “cumprimento” da Palavra de Deus em nossos tempo. Exemplo: Dom Oscar Homero, Dom Luciano... (para conseguir a melodia gravada, mp3, site:www.calbh.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário