V DOMINGO DO TEMPO COMUM –ANO B - 05/02/2012
“Louvai a Deus porque Ele é bom e conforta os corações!”
Celebrar a Eucaristia à luz do sofrimento do povo: esse é o desafio que a liturgia deste domingo apresenta. O sofrimento é humano e faz parte da vida e nunca aos olhos do verdadeiro cristão deve ser visto como um castigo divino. É com sentimento de esperança, confiança e fé nos momentos de dores, que a Igreja convida os celebrantes a adorar “Deus Criador”, contemplando e reconhecendo silenciosamente a bondade divina em Cristo, que assume com paixão as dores da humanidade e manifesta misericórdia a homens e mulheres. "Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim" (Evangelho). — Passando nas comunidades fazendo o bem, Jesus é servo dos pequenos, doentes e sofredores e com seu exemplo, ensina a todos de boa vontade como agir, tomar os doentes pela mão e ajudá-los a se levantar (Evangelho). Assim também, com gestos e ações (1ª leitura), Jó evidência a realidade sofrida do ser humano e reconhece a sabedoria do Criador, e não fecha os olhos para a grandeza de Deus; “porque Ele é bom e conforta os corações” (Salmo). “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!” (2ª leitura). Tarefa confiada a todos os discípulos e discípulas, e que não confere títulos de glória e nem privilégios.
Sugestões práticas:
Ornamentação: um arranjo de cactus florido é um forte símbolo que expressa dor e sofrimento, mas que em Cristo alcança um sentido de vida que floresce.
Liturgia da Palavra: onde for possível; terminada a homilia, toma-se um vaso com algum tipo de óleo medicinal e os ministros se colocam em pontos diferentes da Igreja, e as pessoas que desejarem se aproximam para a unção. Canto: “Eu vim para que todos tenham vida...”.
Preces: elevar ao Pai súplicas na intenção dos irmãos e irmãs que sofrem e de quem vive diariamente em contato com a dor e o sofrimento.
Ofertório: convidar representantes da pastoral da saúde ou agentes comunitários da área da saúde para participar.
Obs: dia 11 de fevereiro celebraremos o dia do enfermo.
Assessoria Litúrgica da Forania de Ponte Nova.