Bem Vindo!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Subsídio Litúrgico - IV Domingo do Tempo Comum - 29/01/2012



“Eu sei quem tu és: Tu és o Santo de Deus”.

A 1ª leitura de hoje nos dá o sentido condutor para a leitura do trecho evangélico deste domingo: Moises diz que o Senhor fará surgir do meio do povo um profeta como ele, a quem devemos escutar. “O que queres de nós, viestes para nos destruir? Eu sei quem tu és: Tu és o Santo de Deus”. Jesus é aquele que veio destruiu o mal, a pessoa escolhida e enviada pelo Pai para libertar as pessoas. A Galiléia, lugar dos marginalizados, vai descobrindo que chegou para ela a Boa Noticia do Reino de Deus que é vida para o que dela foram privados. Ele é o Messias libertador que, com a sua vida, sua Palavra, gestos e ações, vem propor ao ser humano um projeto de liberdade e de vida em abundancia. No evangelho, vemos Jesus entrar na sinagoga de Cafarnaum, em um sábado, praticar a caridade e ensinar com a autoridade de quem vive para Deus e segundo Deus, de acordo com a Lei do amor ao próximo, como nos diz a Oração do Dia de hoje: “Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo coração, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade”. O salmo 94 nos convida a ouvir a “voz do Senhor”, voz que nos fala não só nas Escrituras, mas também os acontecimentos da vida. Como estamos procurando ouvir “a voz do Senhor” em nossa vida? E quanto a nos fazer mais livres, mais disponíveis para servir a Deus e à Igreja, como nos recorda hoje a 2ª leitura? Em uma época em que se buscam cada vez mais o ter, aqueles que escolhem caminhar sob o horizonte do Evangelho podem causar estranheza. É preciso lembrar que grandes profetas e uma infinidade de discípulos e discípulas ao longo da historia, no seguimento de Jesus, abriram mão, livremente, de seus interesses pessoais por amor de algo ainda maior: O Reino de Deus.

SUGESTÕES PRÁTICAS
►No lugar do Ato Penitencial, a aspersão recordará a vocação régia, sacerdotal e profética de todo povo de Deus. Ex.de monição: Irmãos e irmãs, pelo batismo, Deus nos tomou para si e fez de nós um povo sacerdotal, real e profético. Recordemos esse santo dia!
►Oração Eucarística VI-C, “Jesus, caminho para o Pai”, ajudará a clarear a conexão entre mesa da Palavra e mesa da Eucaristia.

                                                                                      Assessoria Litúrgica da Forania de Ponte Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário