Bem Vindo!

terça-feira, 31 de julho de 2012

OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES
DIA DE FORMAÇÃO – 28/07/2012

Havia, na nossa Arquidiocese, há algum tempo, grupos isolados de agentes de pastoral que, por iniciativa própria se reuniam em ocasiões diversas, para rezar o ODC. Eram grupos pequenos, pessoas inexperientes, porém, movidas pela fé e insistentes.
Silenciosamente a idéia foi germinando, crescendo e se espalhando... Outros grupos, também pequenos, surgiram, para rezar em ocasiões diversas como aniversários, bênção de casa, velórios. Mas, tudo ainda sem uma certa organização.
 Hoje, no limiar dos 50 anos do Vaticano II, a equipe Arquidiocesana de Liturgia com a aprovação do nosso Arcebispo D.Geraldo, movida pelo Espírito do Concílio, propõe a toda nossa Arquidiocese a reza do ODC, e lança oficialmente o livrinho. 
Para nós, que acreditamos e apostamos nele, este momento é de puro contentamento, e, também, de compromisso sério, que gerou o nosso Encontro de Formação para a reza do ODC- Região Leste, no dia 28/07.
Foi uma sementinha de mostarda lançada no chão da nossa região, porque, infelizmente a participação foi pequena; a Forania de Ponte Nova exceto as Paróquias de Ponte Nova, não estava lá. Em compensação, tivemos conosco vários representantes da Forania de Abre Campo. Valeu, pessoal!
Com especial reconhecimento e alegria queremos dizer a D. Geraldo: Sua acolhida e apoio, desde o início da preparação do subsídio, foi o grande incentivo que tivemos para continuar o trabalho. Hoje, o OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES – Tempo Comum – está nas mãos do povo. Estamos felizes!
Desejamos, agora, que essa iniciativa inspire e anime todas as comunidades da nossa Arquidiocese, (pastorais, nossas famílias, círculos bíblicos, grupos de oração, catequese...), a fazer, também, a rica e significativa experiência do ODC – oração e gratuidade. “O segredo da oração não é empanturrar de idéias ou cantoria uma em cima da outra. O Ofício é um momento gratuito em que a gente se coloca diante de Deus, simplesmente porque Ele é bom” (Geraldo L.Bastos) É uma oração que tem um método, uma estrutura tal, que, através, principalmente, da Recordação da vida, da partilha do salmo e do Evangelho, permite aos participantes associar o mistério de sua vida, com suas alegrias e sofrimentos ao Mistério Pascal de Cristo, ligando, assim, vida e liturgia. E isso é uma experiência de espiritualidade que gera uma alegria interior inexplicável!
Insistimos: venham conhecer e fazer também a experiência da reza do ODC. Os livrinhos já estão à venda em todas as regiões e podem ser adquiridos pelo preço de Cr$ 3,00 (três reais)

                                 Maria Antônia – Coordenadora Região leste



Nenhum comentário:

Postar um comentário