Bem Vindo!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aprofundando a Palavra

XXXI Domingo do Tempo Comum, 30-10-11
“Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem.
 Mas não imiteis suas ações!” (Mt 23, 3)

            A Palavra de Deus nos exorta a não cairmos na hipocrisia e nem na soberba dos mestres da Lei e dos fariseus, tornando-nos incoerentes com a fé que proclamamos.
            Já no AT, através do profeta Malaquias, Deus adverte os sacerdotes por terem se distanciado do caminho do Senhor, buscando não a glória de Deus, mas os próprios interesses. Os sacerdotes têm como herança a benção divina, no entanto, afastando-se de Deus, vivendo na infidelidade e na má conduta, acabam por transmitir a maldição, tornando-se um obstáculo no relacionamento entre o povo e Deus.
            Jesus faz o mesmo no Evangelho de hoje ao dirigir-se aos mestres da Lei e aos fariseus. Esses tinham a autoridade para interpretar a Lei de Moisés, mas faltavam-lhes o exemplo e a coerência de vida. Por isso, Jesus alerta o povo, dizendo: “Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam” (Mt 23, 3).
            Deste modo, Jesus também nos exorta à coerência de vida com a fé que professamos, a fim de que não caiamos na hipocrisia e nem na soberba dos mestres da Lei e dos fariseus, sobretudo, nós responsáveis pela educação da fé: os ministros ordenados, os catequistas e os pais de família. Nesta perspectiva, entendemos as palavras do Papa Paulo VI – "O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas" (EN, n.41).
            Enfim, na 2a leitura, São Paulo demonstra esta coerência, pois impulsionado pelo amor de Jesus, se coloca como irmão, na humildade, mansidão e ternura no cuidado com o povo. Na coerência com a vida de Cristo, seu desejo não foi de dar aos tessalonicenses somente o Evangelho, mas a própria vida, por isso sua pregação foi acolhida como Palavra de Deus (cf. 1Ts 2,13).
Pe. Danival Milagres Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário