Bem Vindo!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Comunicação e Liturgia


Para o bom desempenho das funções que assumimos em nossa vida, é preciso sempre nos preparar, a fim de nos qualificarmos melhor no serviço que prestamos. No âmbito eclesial não é diferente. Devido a importância da Liturgia, pois como afirma a SC 10, “a Liturgia é fonte e cume da vida cristã,” e a necessidade de proporcionarmos aos fiéis um encontro eficaz com Jesus Cristo na ação litúrgica, entendemos que é preciso, em vista deste objetivo, oferecer para as equipes de celebração sólida formação acerca da dimensão comunicativa da Liturgia.
            É uma exigência importante a formação de equipes de celebração que tenham consciência da importância da comunicação na Liturgia e que possuam talento para vivenciar a comunicação humana na prática de celebrar. Na Liturgia, a comunicação deve criar comunhão, através da participação do fiel no Mistério Pascal. Mas, como as equipes podem se preparar para este fim? Eis algumas pistas.
            Primeiramente formar-se no conteúdo geral da natureza da Liturgia, para que possam saber a quem e para quem servem e como devem servir. Posteriormente, é preciso formar-se na mística do celebrar em equipe, ajudando o presidente na tarefa de animar, integrar e vivenciar a festa litúrgica. Outro aspecto de fundamental importância é o instruir-se na linguagem litúrgica, sobretudo no conhecimento experiencial dos símbolos. Também se faz necessária a prática das técnicas de comunicação humana e tecnológica e o crescimento na consciência de que a equipe de celebração deve ser modelo e exemplo de como se deve participar de uma celebração. A comunidade, vendo os ministros da celebração, deveria aprender por método direto como se deve celebrar.
            Tendo em vista tudo isso, a Comissão de Liturgia da Arquidiocese está promovendo o Encontro Arquidiocesano de Liturgia, que será realizado entre os dias 21, 22 e 23 de outubro, na cidade de Barbacena, com assessoria do Frei José Ariovaldo da Silva. Tal encontro será uma rica oportunidade para que as equipes de celebração aprofundem os aspectos da comunicação do mistério pascal na ação litúrgica.
            Queremos com este encontro desenvolver a consciência dos agentes de que a  Liturgia que não comunica a beleza do amor de Deus, não transforma e nem capacita o fiel para o testemunho profético na sociedade. "Queremos redescobrir uma liturgia menos “verbalista”, mais afetiva, simbólica, inculturada, orante, sem deixar de ser profética, sem deixar de ser expressão de uma fé engajada na libertação dos oprimidos".
            É importante ressaltar que a formação litúrgica não pode ocorrer somente no plano intelectual, limitando-se à transmissão de conteúdos. Deve envolver a dimensão espiritual e mística, abrindo-nos para a gratuidade do Espírito Santo que age em favor de nós. Nesse sentido, o encontro será marcado por fortes momentos de oração e celebração.
            Informe-se sobre este encontro na sua paróquia. As vagas foram divididas pelas regiões. Maiores informações com o assessor de sua região.
Pe. Geraldo Dias Buziani

Nenhum comentário:

Postar um comentário