Bem Vindo!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

XXX Domingo do tempo comum

                   “Amarás o Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo”.

Todas as religiões têm mandamentos, preceitos, leis. O senso comum considera as leis religiosas um fardo pesado, classificando-as de proibitivas, impositivas, agressoras da liberdade pessoal, especialmente no contexto da moral social e sexual. Um conceito que, para o “Dia das Missões”, apresenta-se como desafio missionário.  Será que uma sociedade tão fortemente marcada pela tendência de aceitar tudo como “normal” quererá acolher uma proposta de vida que é considerada proibitiva ou impositiva? Mas, de outro lado, será que a missão da Igreja consiste em anunciar proibições ou leis que impedem a liberdade pessoal? A resposta, para quem conhece um mínimo de Evangelho, evidentemente é “não”. O impulso missionário da Igreja é propor ao mundo um estilo de vida fundamentado no amor a Deus e ao próximo (Evangelho). Aqui está o “coração da lei”. Jesus diz que o “coração da religião” é o amor, mas não somente o amor a Deus, mas o amor a Deus e ao próximo. De fato, Jesus diz claramente que o segundo mandamento — amar o próximo — é semelhante ao primeiro, que é amar a Deus sobre todas as coisas. No Dia Mundial das Missões, creio que estamos diante daquilo que é o ponto central do Evangelho e do impulso missionário. A Igreja existe para levar o Evangelho, para levar a Salvação, e isso só acontece se fundamentado no amor. Somos todos enviados a agir como missionários e missionárias, quer dizer, a reconhecer que somos enviados com a missão de semear o Evangelho, de cultivar e promover relacionamentos fraternos com todos. Esse é o melhor modo de viver nossa fé religiosa, pois é assim que nos tornamos testemunhas vivas e verdadeiras do Evangelho.

SUGESTÕES PRÁTICAS
→Destacar a mesa da Palavra com fitas nas cores dos cinco continentes;
→Dinamizar a coleta em prol das missões
→Utilizar a Oração Eucarística VI – D
→Benção final- A comunidade é convidada a voltar-se para a porta de saída, enquanto quem preside faz a oração:
Pres. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós!
Pres. O Deus Pai, que em Jesus manifestou a solidariedade e a caridade, vos faça mensageiros do Evangelho e testemunhas de seu amor no mundo.
T. Amém!
Pres. O Espírito Santo esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres, dar vistas aos cegos e curar os corações humilhados e contritos.
T. Amém!
Pres. Abençoe-vos o Deus...
T. Amém!

                                                                                                                            Região Mariana Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário